segunda-feira, 23 de maio de 2011

Você cresceu?

O que você vai ser quando crescer?
Aposto todas a minhas fichas como você pelo menos uma vez no mês relembra essa pergunta e fica se questionando através dela.Você olha para o passado e lembra de todas as aspirações que tinha aos 10 anos quando ouvia essa pergunta dos seus pais, professores e parentes. A vida era cheia de planos e sonhos e as metas e prazos de cumprimento que pareciam enoooormes quando criança, hoje parecem curtinhos. Você se pergunta como passaram-se esses últimos 10 anos? Onde você estava que não viu você mesma crescer?
Mas esses pensamentos as vezes não são grandes coisas e definitivamente não empurram a gente pra frente. Não dá para brigar com o que já se passou, o que foi,já foi  não dá pra brigar com o irremediável: o tempo.
Nessas horas a gente sempre vê a grama do vizinho mais verde que a nossa, se o nosso sonho era casar, a gente fica pensando nas amigas que já se casaram enquanto a gente nem tem previsão para isso. Como se realmente existisse uma data ou idade certa, ou como se fosse um trem que você ficou na estação, perdeu, passou, já era! Se o seu grande sonho era ganhar bem, fica brigando com sua cabeça pensando por que a sua amiga que não sabia nada, não se esforçava e nem tem um grande talento ganha tão mais que você. Ai nessas horas é fácil culpar a sorte, o QI ou até a beleza da menina. Se o seu grande sonho era ter uma carreira de sucesso, você olha para o mundo como se fosse incapaz , se culpa por ter escolhido errado a faculdade, ou não ter se dedicado, e o pior tem uma  miopia pro mundo tão grande que realmente acredita que só você não conseguiu em quanto TODOS aos seu redor estão bem de vida e evoluindo profissionalmente.
Dizer que nenhuma dessas questões passa pela minha cabeça: Ai que mentira! Se eu olhar pra trás a vida não foi exatamente como eu queria que fosse "quando eu crescer".Sabe aquela música do Titãs "queria ter amado mais, ter chorado mais, ter visto o sol nascer" é mais ou menos isso, mas eu cantaria assim " queria ter viajado mais, ter namorado mais, ter ganho mais..." auahuahua
Mas na real a gente perde tanto tempo com isso não é? O tempo que a gente perde deixa de realizar outras coisas, na verdade se a vida não correu como a gente planejou ou no tempo que a gente esperava o que que tem? A vida não acabou mesmo. Eu fico vendo as histórias de superação de algumas pessoas que tem que fazer de cada dia um recomeço, sabe aquelas pessoas que perdem tudo em uma catástrofe, que ficam sem andar, sem enxergar devido a algum acidente. Ai a gente se sente medíocre não é?
A gente julga o nosso presente olhando o nosso passado, e ai dá um desânimo danado ver todos os prazos estourados, mas imagina julgar seu presente pelo presente e ver algo realmente absurdo te privando. Imagina a sensação de impotência,mas mesmo assim essas pessoas estão por ai vencendo a si próprias e lutando contra os seus conflitos.
Vamos acordar né? A gente não tem mais 10 anos e por que se martirizar por coisas que não foram concluídas? Você tinha só 10 anos, aposto que nessa época achava que uma pessoa de 50 anos andava de bengala e fazia tricô não é verdade? E outra coisa, quem disse que seus sonhos são os mesmos? A gente muda, cresce e eu tenho aprendido que o grande lance é viver mesmo,intensamente.O "tempo parou" para o Cazuza , mas pra gente ainda tem tempo. Então vamos parar de brincar de Peter Pan e vamos buscar ser e crescer por que é o melhor que fazemos.

Um comentário:

  1. Eu só vejo coisas boas quando olho para os meus 18 e vejo tudo de bom que eu conquistei ao longo de 10 aninhos que se passaram. Confesso que andei mais reclamona uns tempos aí, mas depois de algumas perdas, percebi que não adianta...não dá para perder sempre a luta com os hormônios uma vez por mês, quando a nossa famosa TPM cisma em tirar o nosso chão e esperanças...rs! A paz interior tem que reinar, junto com o otimismo, junto com a esperança e todas as coisinhas boas da vida! Não é sempre assim, mas a TPM passa, tuuudo passa e no fim o que resta são as gargalhadas num filme de comédia, uma boa comida num bom restaurante, muita música e muitas pessoas amadas! Beeeijo, amiga!

    ResponderExcluir